Por que a manteiga de karité é tão boa


Ela faz bem da cabeça aos pés. Hidrata em profundidade pele e cabelos. É natural e só deve ser evitada pelas oleosas. Pode ser usada pura e é rapidamente absorvida pela pele, sem aquela melecância que incomoda no uso de óleos e manteigas vegetais como hidratantes. A manteiga de karité hidrata, nutre, previne e suaviza rugas e marcas do envelhecimento. E é um poderosa aliada nos tratamentos de doenças como psoríase e dermatite atópica, que se caracterizam por pele extremamente ressecada e lesões.
A manteiga de karité tem uma combinação única de gorduras e vitaminas que lhe dão a capacidade excepcional de hidratação e nutrição.  Em torno de 70% de sua composição é formada pelos ácidos graxos ômega 3 e ômega 6, fundamentais para a manutenção do manto natural de proteção da pele, formado por uma mistura de gorduras e substâncias do suor.
O corpo não fabrica estes elementos. Eles precisam ser ingeridos na alimentação e aplicados na pele em forma de cosméticos. Em contato com a pele, esses ácidos graxos passam a fazer parte da membrana celular como elementos estruturais. A carência deles se manifesta com ressecamento e descamação da pele, unhas quebradiças e cabelos secos e sem brilho.
Além de ácidos graxos, a karité tem alto teor de vitaminas A, D e E, antioxidantes naturais que ajudam a prevenir o envelhecimento.
A composição muito próxima da pele humana praticamente elimina o risco de alergias e permite que ela seja usada pura em todo o corpo, por pessoas de todas as idades, inclusive bebês.

Onde e como usar
Embora ela esteja presente numa infinidade de produtos, para aproveitar mais os seus benefícios é melhor usar a manteiga pura ou produtos que a contenham em alta concentração. De preferência cosméticos naturais e sem químicas agressivas e prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.
Na forma pura a manteiga de karité é uma gordura sólida, mesmo no calor. Diferente do óleo de coco, por exemplo, que fica líquido quando a temperatura passa de 30 graus.  Apesar de sólida, a karité derrete rapidamente em contato com o calor da pele.  Para aplicar nos cabelos, se derreter em banho-maria fica mais fácil. Veja como usar a karité em benefício da saúde e beleza da pele.

Nos olhos - Pode ser usada pura na área dos olhos para hidratar e prevenir rugas e linhas de expressão

No rosto – A manteiga de karité pode ser usada diretamente no rosto por quem tem a pele seca ou normal, deixando a pele mais hidratada e elástica. Só não deve usar pura quem tem a pele oleosa.

No corpo - Pura ou em cremes e loções ela hidrata e reforça o manto protetor da pele, formado por gorduras e o suor. E deixa uma textura aveludada na pele, sem o aspecto melecado e brilhoso deixado pelos óleos.

Nos lábios – Hidrata e recupera e os lábios ressecados e partidos pelo frio, vento e pela baixa umidade do ar em determinados meses e regiões do Brasil.

Mãos e cutículas - Como estão em contato frequente com água, sabão e produtos de limpeza, as mãos ressecam mais. Uma boa forma de reparar é massagear a pele das mãos, unhas e cutículas com manteiga de karité antes de deitar. Além de hidratar, previne o envelhecimento da pele e o ressecamento das unhas.

Rachaduras nos pés - A manteiga de karité recupera e cicatriza aquelas rachaduras nos pés provocadas pelo ressecamento. E previne o aparecimento de novas. Nesse caso, também é melhor usar à noite, massageando generosamente na hora de dormir.

Joelhos e cotovelos – São as áreas mais ressecadas do corpo e merecem uma camada generosa de manteiga de karité. Mesmo quem tem a pele normal ou mais para oleosa vai perceber a diferença.

Grávidas - Por suas qualidades emolientes e nutritivas, que aumentam a elasticidade da pele, a manteiga de karité é excelente para ser usada por mulheres grávidas para prevenir estrias.

Dermatites e psoríase – as pessoas com dermatite atópica e psoríase têm problema no manto ácido, a camada formada pelo sebo e suor que funciona como a grande barreira externa de proteção da pele. Por isso, elas perdem mais água que a outras pessoas e sua pele pode sofrer ressecamento severo. A manteiga de karité é uma gordura natural compatível com a pele que ajuda a reforçar essa barreira de proteção e assim diminuir a perda de água e o ressecamento. Por isso, é um eficiente colaborador natural nos tratamentos e nos cuidados preventivos para o controle da dematite atópica e da psoríase.

Nos cabelos – Se você está com o cabelo ressecado e sem brilho, uma boa forma de recuperar é massagear todo o cabelo com manteiga de karité antes de dormir para lavar no dia seguinte. Também pode envolver os cabelos em uma toalha umedecida em água quente durante cerca de meia hora antes de lavar.



Das savanas da África


Árvore do karité é frondosa e pode viver 300 anos
A árvore do karité (Vitellaria paradoxa) cresce exclusivamente nas savanas da África Ocidental e pode viver até 300 anos. Começa a produzir após 15 anos e produz de 15 a 20 quilos de frutos por árvore. A gordura está nas castanhas, no interior dos frutos, que caem depois de maduros. A coleta dos frutos do karité é uma atividade extrativista feita principalmente pelas mulheres, sendo uma fonte de renda para milhões delas em países como Burkina Faso, Uganda, Mali, Sudão, Gana, Costa do Marfim e Senegal. A manteiga de karité é usada há séculos na África com os mais diversos fins: tratar da pele e dos cabelos, tratar machucados, torções e cozinhar.


Onde comprar
A manteiga de karité pura é facilmente encontrada hoje em lojas de produtos naturais, normalmente em porções de 100 gramas. Também é possível encontrar em farmácias de manipulação. Outra opção é comprar em sites de produtos naturais.

Como encontrar no rótulo
Se você for comprar produto com manteiga de karité, saiba reconhecer como ela aparece na composição e aprenda a reconhecer se ele contém uma boa quantidade ou só usa o karité como chamariz para atrair o consumidor quando na verdade tem uma quantidade inexpressiva. Procure Butyrospermum parkii. Se aparecer entre os seis primeiros ingredientes listados está em boa quantidade na fórmula.


Produtos com Karité

Aqui na Ameize Cosmética e Saboaria Natural nós utilizamos a manteiga de karité em todos os nossos sabonetes naturais artesanais, em associação com o azeite de oliva. Utilizamos a manteiga prensada a frio e refinada por processo físico natural, que preserva todas as suas propriedades.
Produzimos também uma manteiga corporal para pele extra-seca, em que utilizamos a manteiga de karité em associação com o óleo virgem de girassol, extrato de camomila, óleo virgem de copaíba e óleo essencial de lavanda. Se quiser conhecer e comprar, clique aqui.


Manteiga hidratante para pele extra-seca







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Já ouviu falar em Sabão de Castela?

7 coisas que você precisa saber sobre sabonetes